Calcule os impostos e benefícios de forma rápida
e descubra o seu salário PJ ideal com a calculadora
PJ X CLT
A ferramenta foi desenvolvida para consultas genéricas, não dispensando a avaliação de sua aplicação junto a um de nossos contadores experts. Ao clicar em “Próximo”, você está ciente e concorda com a nossa Política de Privacidade, e nossos Termos de Uso.
Não. Para valer a pena, o faturamento como PJ deve ser, no mínimo, 30% a 50% maior que o salário bruto CLT. Isso ocorre porque o PJ não tem garantias como FGTS, 13º salário, férias remuneradas e aviso prévio, que estão inclusos nos cálculos de benefícios da CLT.
A maioria dos profissionais de serviços começa no Anexo III do Simples Nacional, com uma alíquota inicial de 6% sobre o faturamento bruto. Se a atividade for técnica (como TI ou Medicina) e você não tiver folha de pagamento, pode cair no Anexo V, onde o imposto começa em 15,5%.
O Fator R é uma regra onde, se os seus gastos com folha de pagamento (incluindo seu Pro-labore) somarem 28% ou mais do seu faturamento, sua empresa pode migrar do Anexo V (15,5%) para o Anexo III (6%). A Conttinova faz esse planejamento para você economizar mensalmente.
Sim. Ao pagar o seu Pro-labore, você contribui obrigatoriamente para o INSS. Isso garante o tempo de contribuição para aposentadoria e acesso a benefícios como auxílio-doença e licença-maternidade.
A principal vantagem é a liberdade e a menor carga tributária sobre altos rendimentos. Enquanto na CLT um salário alto pode sofrer retenção de até 27,5% de Imposto de Renda, como PJ você paga taxas muito menores sobre o faturamento e pode distribuir o lucro com isenção de impostos.
COMPLEXO CITYMIX
Av. Pres. Getúlio Vargas, 575 SALA 711 – Centro, Campina Grande/PB 58400-052
© 2025 Conttinova. Todos os direitos reservados.