Você é microempreendedor individual (MEI) e está com o pagamento do Imposto de Renda atrasado? MEI Atrasado É importante saber que a inadimplência pode acarretar consequências negativas, como perda de benefícios e problemas para renovar contratos.
Os microempreendedores individuais têm até o dia 31 de janeiro de cada ano para regularizar suas pendências com a Receita Federal. Caso não o faça, poderá ser excluído do Simples Nacional a partir de 1º de fevereiro.
Para pagar as guias em atraso, é simples: o acesso dos boletos DAS se dá por meio do Portal do Empreendedor. Por ele, é possível emitir uma nova guia de pagamento para o recolhimento dos tributos em atraso, com acréscimos relativos a multas e juros.
Além disso, é importante lembrar que o MEI atrasado pode receber auxílio-doença, dependendo do tempo sem pagamento dos tributos. No entanto, o cancelamento só ocorrerá caso não haja a regulamentação dos débitos.
Para evitar problemas, é fundamental manter os pagamentos de tributos em dia. Caso você esteja com dificuldades financeiras, é importante buscar orientação de um contabilista ou consultor fiscal.
Commenti